O IFMT foi contemplado com o programa de Formação de Professores: Programa Residência Pedagógica (PRP), no edital CAPES nº 24/2022.
O PRP é um programa de formação de professores desenvolvido em parceria entre o IFMT e CAPES e que atua com estudantes de Licenciatura que estejam cursando a partir do 5º Semestre ou que já tenham cursado 50% do curso. É desenvolvido em escolas de educação básica dos municípios sede dos campi do IFMT contemplados. Nesta edição (2022/2024), o PRP foi contemplado com 75 bolsas residentes, 15 bolsas preceptores, 05 bolsas orientação e 01 bolsa coordenação institucional para o Programa Residência Pedagógica (PRP), no edital 24/2022 da CAPES, distribuídos nos campi Primavera do Leste, Rondonópolis, São Vicente CR Jaciara, Confresa e Juína.
Para o campus Primavera do Leste, são 15 residentes, 3 preceptores e duas escolas campo.
As atividades do Programa Residência Pedagógica acontecerão ao longo de 18 meses. Durante esse período os envolvidos, junto às escolas parceiras, desenvolverão atividades inerentes à formação de professores, como: atividades de estudos de documentos e estratégias didáticas, ambientação nas escolas, observação e participação em aulas, regência, atividades de intervenção e participação em eventos da área de ensino. O IFMT garante ao Residente a convalidação do PRP para os estágios docência, a qual pode ser total ou parcial, ficando a análise a cargo dos colegiados dos cursos de licenciatura.